bannerconamor1

Para os judeus o Ano Novo começa hoje!

set 28

Para os judeus o Ano Novo  começa hoje!

Milhões de judeus de todo o mundo, sejam religiosos ou não, celebram hoje o ano novo, com cerimônias tradicionais e com alimentos que simbolizem boa sorte e fertilidade.

O Rosh Hashaná é o ano-novo para o povo judeu. Esse é o Dia do Julgamento e quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Pelo calendário judaico. Em 2011, ele terá início na noite do dia 28 de setembro.

Segundo a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

O primeiro Rosh Hashaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, Deus criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente o homem.

Esta passagem judaica envolve uma profunda meditação sobre o passado, com um balanço de tudo que passou no ano que ficou para trás, o que se concretizou, o que se deixou de realizar. A partir daí, planeja-se um período melhor no futuro, as pessoas têm a chance de avaliar seus erros e se redimir de seus pecados diante de Deus.

Esta festa é realizada com refeições tradicionais em família, geralmente acompanhadas de maçã e mel, o Rosh Hashaná é um dos dois Grandes Feriados do judaísmo. O outro é uma seqüência deste, o Yom Kipur, que se inicia dez dias depois do Ano Novo Judaico. Juntos, eles tecem o que se conhece como a era dos grandes Feriados.

Curiosidades:
Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: “Deus julgou-me e também atendeu à minha voz.” Dan e Din (Yom HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão, cada mês do calendário judaico tem seu signo no Zodíaco (mazal , em hebraico). O mazal de Tishrei é a Balança. Este é o símbolo do Dia do Julgamento, quando Deus pesa as boas e as más ações do ser humano.
Romã:
Costuma-se ingerir o romã para que aumentem seus méritos com os caroços da romã. Há uma explicação que a romã possui 613 caroços – o número das mitsvot da Torá.(leis da Torá)
Ingredientes que devem ser evitados:
Não se come nada temperado com vinagre em Rosh Hashaná ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias. Um dos motivos é porque as nozes provocam pigarro que pode atrapalhar as orações do dia, outro motivo é que o valor numérico da palavra egoz (noz) corresponde ao da palavra chet (pecado).

Fonte e Pesquisa:

http://www.anonovojudaico.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1

http://www.infoescola.com/religiao/ano-novo-judaico/